Sebrae e ABF lançam programa de orientação em franquias


Lançamento será na 17ª ABF Franchising Expo, maior feira do setor na América Latina, programada para os dias 25 e 28 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo

Beth Matias

Sebrae já conta com 40 técnicos e consultores externos habilitados em franchising
São Paulo - O setor de franquias, que até pouco tempo carecia de informações sistematizadas, terá em breve no mercado nacional seis novos produtos que ajudarão na escolha dos candidatos a franqueados e franqueadores. Sebrae e Associação Brasileira de Franchising (ABF) desenvolveram o Programa Sebrae Franquias, que inclui palestras, cursos, cartilha e ferramentas de apoio a novos interessados no segmento. Trata-se de um passo-a-passo para quem quer ser empreendedor no ramo de franchising.

Os novos produtos serão lançados no dia 26 de junho (quinta-feira), durante a 17ª ABF Franchising Expo, maior feira do setor na América Latina, que acontecerá entre 25 e 28 de junho no Expo Center Norte em São Paulo. A feira contará com cerca de 230 marcas participantes em busca de empreendedores interessados em abrir um negócio próprio. Haverá ofertas para todos os gostos, bolsos e regiões do País.

O setor de franchising vive um momento muito positivo economicamente, tendo crescido acima do esperado em 2007. De acordo com levantamento da ABF, no ano passado o sistema de franchising registrou um faturamento recorde de R$ 46 bilhões, que representou um aumento de 15,6% em relação a 2006, o maior crescimento dos últimos sete anos. O número de empresas que adotou o sistema de franquias em 2007 subiu 18% em relação ao ano anterior. Atualmente, cerca de 1.200 empresas utilizam o sistema de franquia no Brasil.

“A grande procura hoje no Balcão Sebrae, em praticamente todos os estados, é por informações sobre franquias. Não poderíamos ignorar essa demanda que, a cada ano, vem crescendo. Por isso, decidimos sistematizar as informações sobre o assunto em vários produtos. Com isso, estaremos possibilitando uma orientação mais precisa para quem quer abrir ou expandir o seu negócio por meio de franquia”, diz Patrícia Mayana, gestora do projeto de franquias do Sebrae.

Segundo ela, 40 técnicos e consultores externos do Sebrae, em 22 estados e no Distrito Federal, já estão preparados para multiplicar os novos cursos e palestras. “A grande vantagem de se adquirir uma franquia é que o novo empreendedor já conta com uma marca e o know how da empresa, mas isso não é garantia absoluta de sucesso”.

Selecionar uma franquia requer uma pesquisa detalhada, já que é preciso um investimento maior para abrir o negócio. O primeiro cuidado, segundo Patrícia, é ver se o mercado onde será instalada a franquia é adequado. Além disso, o nível de suporte oferecido pelos franqueadores varia muito. “Também algumas redes oferecem um plano de negócios ao candidato, outras não. Mesmo com as que oferecem, é preciso estar atento ao mercado, já que muitas têm um plano padrão e não estão preocupadas com o mercado”, recomenda.

Para o diretor-executivo da ABF, Ricardo Camargo, além dos cursos, um dos objetivos da parceria com o Sebrae é fazer com que empresas instaladas em incubadoras de empresas se transformem em franqueadores. “Lógico que dependerá das condições de expansão da empresa. Queremos já no próximo ano ter duas empresas com estas características na feira”.

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar esta notícia no Linkk Add to Technorati Favorites Selo Yoomp 110x20 Azul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Roteiro para elaboração de contrato de prestação de serviços.