IBOPE Inteligência detecta blogs e comunidades virtuais sobre finanças que apresentam elevado nível de atividade


Estudo inédito do IBOPE Inteligência acompanhou a circulação de informações e comentários entre os principais formadores de opinião na blogosfera e no Orkut; 22 comunidades reúnem mais de 160 mil investidores e interessados em finanças pessoais.

O Brasil é um dos países com maior utilização de blogs e sites de comunidades, que compõem a chamada web 2.0 - um conjunto de plataformas de colaboração coletiva que está mudando a maneira como as pessoas interagem com marcas, produtos e informações. Ao mesmo tempo, os brasileiros quebram sucessivos recordes de utilização da rede no domicílio, compram mais computadores do que televisões (segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, em 2007 foram vendidos 10,1 milhões de computadores, um aumento de 23% em relação ao ano anterior), já utilizam a rede mais do que os caixas de agências e call-centers bancários e passam a investir mais em ações e títulos financeiros.

Esse conjunto de fatores chamou a atenção dos analistas do IBOPE Inteligência, que por cerca de dois meses acompanharam mais de 240 blogs e 22 comunidades no Orkut para compreender os mecanismos de formação de opinião e circulação de comentários sobre investimentos e finanças pessoais na internet. Além dos posts e dos comentários, foram analisadas as tags utilizadas pelos internautas para classificarem os assuntos, bem como o inter-relacionamento entre as diversas comunidades sobre finanças. O trabalho identificou 11 “formadores de opinião digital”, internautas que se revelaram bastante focados no assunto e cujos comentários são acompanhados com interesse pelos demais integrantes, e examinou o perfil de cada um deles.

“O processo de aparecimento de ‘formadores de opinião’ na internet não é necessariamente similar ao que se verifica na comunicação de massa, e exige trabalharmos com variáveis diferentes das normalmente empregadas pelo marketing tradicional”, destaca Marcelo Coutinho, diretor de análise de mercado do IBOPE Inteligência. Segundo ele, não é possível quantificar a influência de um blog ou comunidade somente pela sua audiência: “precisamos levar em conta a ‘autoridade’ de cada blogueiro ou participante de comunidade, bem como o nível de atividade que um comentário ou post provoca, incluindo reações favoráveis ou desfavoráveis”.

De acordo com o estudo do IBOPE, os tópicos mais comentados sobre uma ação ou cotação em comunidades especializadas do Orkut geram em média 166 comentários. Dados do Comitê Gestor da Internet no Brasil indicam que mais de 70% dos brasileiros das classes A/B utilizam regularmente a rede, e dados da Bovespa mostram que em abril mais de 220 mil pessoas utilizaram o Home Broker - sistema de negociação de ações pela internet - um crescimento de 105% em 12 meses. As transações efetuadas pela web já respondem por 12% do volume total negociado em Bolsa.

Este é o primeiro estudo comercial sobre o assunto no Brasil e segundo Coutinho, o IBOPE Inteligência irá utilizar o aprendizado para desenvolver pesquisas ainda mais detalhadas com os internautas sobre como as opiniões postadas on-line influenciam o processo de compra. “Estamos examinando diversas outras áreas nas quais as decisões de aquisição são ‘informação-intensiva’, como compra e venda de automóveis, imóveis, saúde, eletroeletrônicos, além de trabalhos mais aprofundados na área financeira”.
Fonte: Análise de Redes Sociais – Estudo sobre Blogs e Comunidades de Finanças Pessoais – IBOPE Inteligência

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar esta notícia no Linkk Add to Technorati Favorites Selo Yoomp 110x20 Azul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Roteiro para elaboração de contrato de prestação de serviços.