Os 10 principais riscos de negócios



Atualmente, gerenciar riscos de negócios de modo eficaz é uma das prioridades das companhias. Para orientar o mercado, a Protiviti, uma das maiores empresas de consultoria do mundo especializada em Governança Corporativa, Gerenciamento de Riscos e Auditoria Interna, divulga anualmente o US Risk Barometer, estudo que identifica os principais riscos e aponta as tendências mundiais.
Para o US Risk Barometer 2007, foram entrevistados mais de 150 executivos das maiores companhias norte-americanas. De acordo com o managing director da Protiviti Brasil, Waldemir Bulla, “Identificamos que os dez riscos que mais preocupam os executivos são":


  • concorrência,

  • satisfação do cliente,

  • ambiente regulatório,

  • segurança de informações,

  • mudanças no mercado,

  • mercado financeiro,

  • preocupação com reputação e a marca,

  • aspectos legais,

  • inovação tecnológica e

  • recursos humanos.

No estudo os riscos foram organizados em estratégicos (riscos que podem afetar o modelo de negócio das empresas), riscos dos processos (aqueles que podem impactar a execução do modelo de negócio) e os riscos que relacionados com as informações para tomada de decisão. “Os gestores de riscos têm que lidar com vários fatores e analisar muitas variáveis para definir quais são as principais ameaças de cada companhia e como minimizá-las”, revela Bulla.

O estudo aponta, ainda, que 53% das companhias acreditam que possuem um processo eficiente de gerenciamento dos seus riscos de negócios e apresentam infra-estrutura que possibilita a compreensão e a transparência na gestão destes riscos. “Os números retratam a mudança de percepção dos executivos com relação aos benefícios da adoção de um processo efetivo de gerenciamento de riscos”, aponta Bulla.

Uma das tendências reveladas pelo estudo foi a disponibilidade das empresas em lidar com um nível de “apetite” aos riscos menos elevado, destaca Bulla. As companhias que ousam em aumentar o seu “apetite” investem mais em mecanismos mais robustos de gerenciamento de riscos como: políticas formais, funções e responsabilidades claramente definidas e, um processo metodológico e estruturado de avaliação e gerenciamento de riscos.Se comparado ao Brasil observa-se que os riscos destacados no estudo também se aplicam, em maior ou menor grau, à nossa realidade em função do contexto globalizado em que estamos inseridos. A preocupação com a estruturação e a efetividade dos processos de gerenciamento de riscos é um fato positivo e cada vez mais crescente nas companhias brasileiras, destaca Bulla.

do Portal VP


Direito e Gestão Empresarial
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar esta notícia no Linkk Selo Yoomp 110x20 Azul

Comentários

Anônimo disse…
Excelente este Site.

Estou interessado em compartilhar tecnicas de indentificação de perigos e riscos empresarial.

Interessados podem me contatar, prosperitus@gmail.com.br .

Obrigado, Engenheiro Ivo Cesar.
Eduardo Buys disse…
André,
gostei do texto, e da idéia do blog, mas não consegui me cadastrar para receber a newsletter.
Abraço,
Edu

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Como tirar sua empresa do vermelho…