O Mundo é Plano, de Thomas L. Friedman



Resenha do excelente livro sobre a globalização.

Escrtia por Felipe Besouchet do ótimo blog For Your Information.

"Li o livro O Mundo é Plano dois anos atrás, mas acho que seu tema ainda é bastante atual e o conteúdo muito interessante. Por esta razão resolvi escrever aqui uma breve resenha do conteúdo. A obra é volumosa, com mais de 500 páginas, e a resenha também. Entretanto, a leitura é muito interessante e explica como a relação entre diversos eventos ocasionaram no advento do fenômeno que chamamos de globalização.
O subtítulo do livro (Uma Breve Historia do Século XXI) serve como um excelente indicador sobre do que o livro trata. Thomas L. Friedman, autor do livro, traz uma clara e muito bem formulada explicação para o complexo fenômeno da globalização. Suas colocações são muito bem postas e trazem surpresas interessantes. É instigante a forma como Friedman consegue juntar inúmeros fatores e explicar como a relação entre estes eventos ocasionaram no advento do fenômeno que chamamos de globalização. O Mundo é Plano nos faz entender aos poucos este momento tão complexo que vivemos de colaboração e quebra de barreiras no mundo inteiro.

Acredito que uma das grandes motivações do autor ao escrever o livro está na resposta das seguintes perguntas feitas por ele mesmo: daqui a vinte anos, se os historiadores se debruçarem sobre a história do mundo e chegarem ao capítulo “ano 2000 a março de 2004”, que fatos destacarão como os mais importantes? Os ataques ao World Trade Center e ao Pentágono em 11 de setembro de 2001 e a Guerra do Iraque? Ou a convergência de tecnologia e determinados acontecimentos que permitiram à Índia, China e tantos outros países ingressarem na cadeia global de fornecimento de serviços e produtos, deflagrando uma explosão de riqueza nas classes médias dos dois maiores países do mundo, e convertendo-os, assim, em grandes interessados no sucesso da globalização? Será que, em decorrência desse “achatamento” do globo, que faz com que tenhamos de correr mais para continuarmos no mesmo lugar, o mundo ficou pequeno e rápido demais para os seres humanos e seus sistemas políticos se adaptarem de maneira estável?"

Para ler a continuação, clique AQUI.

Direito e Gestão Empresarial
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar esta notícia no Linkk Selo Yoomp 110x20 Azul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Roteiro para elaboração de contrato de prestação de serviços.