Vamos Criar Saídas para o Sucesso do Negócio


Qual deveria ser o comportamento de um empreendedor brasileiro, para enfrentar as dificuldades mercadológicas atuais? Acreditar que tudo pode mudar? Desistir, antes que todo o seu patrimônio se transforme em lembranças? Apenas sobreviver com as dificuldades, deixando estar para ver como fica? Esperar alguma ajuda, de quem quer que seja, espiritual ou governamental? Criar saídas, para encontrar novas oportunidades de negócios?

Qual Será a Sua Postura?

Para ajudar na sua decisão, seguem algumas variedades de estilos de empresários:

- Existem aqueles que ficam acreditando que o mundo à sua volta irá melhorar, crescer, desenvolver. Enfim, para obter maiores lucros que meses anteriores. Mas fica na arquibancada, torcendo muito, suando, gritando, incentivando, xingando, porém protegido por um fosso e alambrados da realidade do campo mercadológico, não encontrando formas de participar do jogo.

- Outros empreendedores até estão em um dos times, mas abandonam o barco nas primeiras ondas assustadoras, deixando para trás dívidas, lamentos e culpados pelo insucesso.

- Alguns ficam no meio-de-campo, porém não querem arriscar uma participação, seja ela qual for. Está ruim, mas está bom, pois já estão participando do mercado.

- Empresários saudosos esperam por marés de milagres, que retirem seu negócio do caminho para o brejo, se possível sem prejudicar a sua área de atuação e tão pouco sua lucratividade, que na verdade é o seu pró-labore.

- Por sorte, existem empreendedores que saíram das cadeiras numeradas e estão no campo ajudando a equipe a atingir o sucesso, desenvolvendo atividades para criar saídas para o negócio, buscando e identificando oportunidades voltadas para as necessidades dos consumidores, e da própria empresa. Ou seja, encontrando no próprio mercado competitivo as possibilidades em obter o lucro desejado.

Mas Como Encontrar Estas Saídas?

Durante muitos anos, a cor dos equipamentos de informática era rigidamente padronizada na cor bege clara. A Apple, empresa norte-americana fabricante de computadores e outros periféricos, atendendo à necessidade emergencial de faturar mais e deter a perda da fatia de mercado, adotou a cor azul e a transparência nas suas mercadorias, revolucionando um padrão até então aceito sem discussão, crescendo imediatamente, com esta ação, suas receitas no mundo inteiro. Assim, uma empresa que somente vende, sem se preocupar com as necessidades atuais e principalmente futuras do mercado, com certeza acaba por sair de campo e ir para a arquibancada, onde ficará apenas assistindo o jogo mercadológico e se conformando com o resultado da partida.

Saída utilizando o conhecimento estratégico: a empresa que realiza os controles básicos, estoque, cadastros e financeiro, precisa estar hoje preparada para as diversas mutações do mercado, indagando ao cliente suas ambições e as transformando rapidamente em produtos competitivos e lucrativos, procurando estar um instante à frente dos concorrentes. Para isso, o total conhecimento do negócio e a aproximação estratégica com os fornecedores são vitais para o crescimento da organização.

Saída utilizando o diferencial competitivo: procurar sempre ancorar serviços com diferencial competitivo aos produtos, e vice-versa. O que pode ser este diferencial competitivo? Este pode ser o constante desenvolvimento de produtos e serviços exclusivos, mantendo a qualidade e o excelente atendimento, criando ainda um ambiente agradável aos consumidores, através de um sistema de logística (integração das áreas de compra, estoque e expedição) e sempre oferecer preços adequados ao mercado, atendendo as realidades da empresa e dos consumidores.

Outras saídas: procure na sua empresa, no seu conhecimento e de seus colaboradores, nas falhas dos concorrentes, nos novos e desconhecidos produtos dos seus fornecedores, nos seus erros já detectados, naquela grande idéia, que por alguma razão não foi transformada em realidade.

Jorge Luiz da Rocha Pereira
Consultor – Orientação Empresarial
SEBRAE/SP

Direito e Gestão Empresarial
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar esta notícia no Linkk Selo Yoomp 110x20 Azul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Power Hacks nº4, com Ana Carla Fonseca: Economia criativa