ICMS é principal vilão para mais da metade das empresas, diz pesquisa


Fonte: InfoMoney


SÃO PAULO - "Os tributos pesam na contabilidade das pequenas e médias empresas porque o empresário paga os impostos antes de receber pelas vendas", afirma o presidente da RCS Brasil, Raul Corrêa da Silva.
De fato, o descompasso entre o prazo de recebimento das vendas e os prazos de recolhimento dos tributos impõe um alto custo financeiro ao cumprimento das obrigações tributárias da maior parte das empresas do País.
ICMS é vilãoUm estudo realizado pela RCS Brasil com 250 organizações de pequeno e médio porte mostrou que, para 54,20% das empresas, o principal vilão é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Já para 43%, o PIS (Programa de Integração Social) e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) são os que mais impactam negativamente no fluxo de caixa das pequenas e médias empresas.
Em terceiro lugar, aparece o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), com 13,50%."Para a maioria das empresas, os tributos influem diretamente, atrapalhando os lucros e contendo novos investimentos. Um prazo maior facilitaria a todos. Para se ter uma idéia, o prazo para o recolhimento dos impostos é de 30 dias, enquanto o prazo médio para recebimento das vendas é sempre superior a 31", finaliza Silva.
Direito e Gestão Empresarial
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar esta notícia no Linkk Selo Yoomp 110x20 Azul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Roteiro para elaboração de contrato de prestação de serviços.