ICMS é principal vilão para mais da metade das empresas, diz pesquisa


Fonte: InfoMoney


SÃO PAULO - "Os tributos pesam na contabilidade das pequenas e médias empresas porque o empresário paga os impostos antes de receber pelas vendas", afirma o presidente da RCS Brasil, Raul Corrêa da Silva.
De fato, o descompasso entre o prazo de recebimento das vendas e os prazos de recolhimento dos tributos impõe um alto custo financeiro ao cumprimento das obrigações tributárias da maior parte das empresas do País.
Um estudo realizado pela RCS Brasil com 250 organizações de pequeno e médio porte mostrou que, para 54,20% das empresas, o principal vilão é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Já para 43%, o PIS (Programa de Integração Social) e a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) são os que mais impactam negativamente no fluxo de caixa das pequenas e médias empresas.
Em terceiro lugar, aparece o IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), com 13,50%."Para a maioria das empresas, os tributos influem diretamente, atrapalhando os lucros e contendo novos investimentos. Um prazo maior facilitaria a todos. Para se ter uma idéia, o prazo para o recolhimento dos impostos é de 30 dias, enquanto o prazo médio para recebimento das vendas é sempre superior a 31", finaliza Silva.


Direito e Gestão Empresarial
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar esta notícia no Linkk Selo Yoomp 110x20 Azul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Power Hacks nº4, com Ana Carla Fonseca: Economia criativa