Microempresas exploram pouco o potencial da Internet




Primeira edição da TIC Microempresas, referente ao ano de 2007, realizada pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil, divulgada nesta sexta-feira, 07/11, revela que somente 81% das microempresas possuem acesso ao computador e um percentual ainda menor (69%) tem conexão à rede, enquanto estabelecimentos de maior porte apresentam uso de computador e Internet acima dos 90%.

Quanto ao uso da rede para otimizar negócios, detectou-se que 74% das empresas com até nove funcionários não possuem website e 36% não realizaram nenhum tipo de substituição do correio postal por meios eletrônicos."De maneira geral, os números da TIC Microempresas 2007 mostram que o potencial de desenvolvimento oferecido pela Internet ainda não é devidamente explorado pelas pequenas organizações", comenta Mariana Balboni, gerente do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).

Mesmo que o uso das TICs em microempresas seja menor, o percentual de funcionários com acesso à rede em corporações desse porte é significativamente maior. Nas microempresas, 77% dos profissionais em média acessam a web, enquanto nas empresas com 10 funcionários ou mais esse percentual é de apenas 43%."Essa diferença significativa provavelmente reflete o fato de que nas pequenas companhias um funcionário exerce múltiplas tarefas e dentre elas, atividades realizadas via internet.

Já nas de maior porte, há maior diversidade de funções e muitas delas não exigem o uso da rede", explica Mariana Balboni.A pesquisa mostra ainda que 74% das microempresas brasileiras utilizam serviços de governo eletrônico, o que parece ser resultado de um esforço das políticas públicas na implantação da infra-estrutura necessária e no desenvolvimento desta modalidade.Entretanto, essas iniciativas ainda não se mostram suficientes, pois o contato com órgãos públicos pela Internet ainda é consideravelmente maior em estabelecimentos com mais de 10 funcionários (89%)."Muitas deles deixam de aproveitar ótimas oportunidades de negócio com seus clientes ou até mesmo com órgãos públicos", diz Mariana. "Leilões do Governo e outros serviços de Governo Eletrônico, assim como o comércio eletrônico, são ótimas opções não somente para o cidadão, mas também para o microempresário, que pode tornar boa parte de seus contatos mais produtivos", ressalta.

Entre as pequenas empresas que utilizam Internet, o comércio eletrônico é uma ferramenta de grande relevância: companhias com até nove funcionários, que já fizeram compras online, são 43% do total de entrevistadas e 27% declararam ter recebido pedidos nos últimos 12 meses.Entre as maiores, os percentuais são 64% e 45% para cada uma das modalidades de e-commerce. Porém, apesar de haver um percentual menor de microempresas que realizam compras pela internet, naquelas que o fazem, as compras on-line representam um percentual médio maior do total de compras efetuadas (31%) do que nas maiores (24%).

Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) demonstram a importância das microempresas para a economia brasileira, uma vez que representam 73% das empresas formais contabilizadas ou 1,99 milhão de estabelecimentos em um universo de 2,72 milhões. Já os estabelecimentos com dez ou mais funcionários geram 83% dos empregos formais.

O estudo TIC Microempresas 2007 foi feito pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br (http://www.cgi.br), por meio do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (http://www.nic.br).Ele contempla companhias com até nove funcionários, baseado em critérios de classificação utilizados pela Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (OECD) e pelo Gabinete de Estatísticas da União Européia (Eurostat).O objetivo do levantamento foi traçar o perfil tecnológico das empresas brasileiras com 1 a 9 funcionários, bem como identificar as principais diferenças no uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) em relação aos estabelecimentos maiores.

Direito e Gestão Empresarial
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar esta notícia no Linkk Selo Yoomp 110x20 Azul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Roteiro para elaboração de contrato de prestação de serviços.