É preciso pensar duas vezes antes de escolher o nome da empresa.

Katia Simões do Papo de Empreendedor

Semana passada fui a Campinas, distante 100 quilômetros da capital paulista, entrevistar um grande empresário da área de educação. No caminho, aflita para não perder a hora, pois o motorista insistia em desafiar o GPS que ele havia comprado há poucos dias, decidi fixar os olhos nos letreiros das empresas para não me irritar ainda mais. Eis que fui surpreendida com as letras garrafais estampadas na frente de uma lavanderia: UOSHI. Sim, estava escrito exatamente assim. E o pior, não era brincadeira. Nem em inglês, nem em bom português. Não tive tempo de questionar o autor da maravilha, mas parei para pensar o que leva os empreendedores a batizar suas empresas com nomes tão fora de propósito. E basta parar e olhar em volta para confirmar o quanto esses absurdos se multiplicam. Você se sentiria à vontade comendo em um bar chamado Sujinho? Pois ele existe e é famoso na capital paulista. E exibiria orgulhoso a sacola de uma loja de calçados chamada Pezão?

Escolher o nome da empresa exige bom senso, afinal será a sua marca registrada no mercado e na cabeça dos clientes. A escolha errada do nome poderá atrapalhar para sempre os negócio, causando dificuldades de pronúncia, fixação e assimilação por parte da clientela. De acordo com os consultores, o ideal é evitar palavras estrangeiras, para não correr o risco de assassinar o idioma; junções de nomes e palavras, termos regionais e vocábulos de duplo sentido. Na dúvida, faça uma pesquisa simples consultando a família, os amigos mais próximos e até futuros consumidores. Se a maioria torcer o nariz, parta para outro.

No vídeo abaixo, assista a conversa entre o empreendedor Danny Guimarães, que está abrindo um quiosque de comida japonesa no Rio de Janeiro, com o consultor de empresas Marcelo Cherto. Danny quer saber que critérios levar em conta na hora de escolher um nome para o empreendimento.


Direito e Gestão Empresarial
Adicionar aos Favoritos BlogBlogs Adicionar esta notícia no Linkk

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Roteiro para elaboração de contrato de prestação de serviços.