O que é uma startup?

por Gustavo Periard, do blog Sobre Administração

Um dos termos mais em voga nos dias de hoje no mundo empresarial é “Startup” (ou Start-up). Uma palavra ainda pouco conhecida dos brasileiros, mas um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço. Mas você conhece a definição desta palavra e o objetivo de uma empresa startup no mercado? Criamos este post para elucidar algumas dúvidas sobre o tema, confira!

O termo startup sempre esteve ligado ao ato de criação de uma empresa e a sua colocação em funcionamento, porém, na época denominada de “bolha da Internet”, entre os anos de 1996 e 2001, é que o termo startup começou a ser utilizado para denominar um grupo de pessoas trabalhando na implementação de uma idéia diferenciada que poderia gerar um bom dinheiro.


Algumas pessoas podem dizer, então, que startup é qualquer empresa em início no mercado, já outras podem afirmar que para ser uma startup a empresa precisa ter baixíssimos custos e alta lucratividade com crescimento rápido. Por isso, para te auxiliar no pleno entendimento do conceito de startups, deixo abaixo três definições de especialistas no assunto:
“Uma startup é uma organização formada para a busca de um modelo de negócios escalável e repetitivo.” – Steve Blank
“Uma startup é uma organização empreendedora formada para a busca de um modelo de negócios escalável e repetitivo.” – Mark Habit
“Uma startup é uma instituição de pessoas tentando criar algo novo sob condições de extrema incerteza” – Eric Ries
Embora algumas definições possam variar em alguns aspectos específicos, o conceito que predomina é mesmo o de uma empresa em implementação, com pouca ou nenhuma experiência de mercado, voltada para a geração de idéias inovadoras com um futuro muito promissor. Geralmente, se utilizam do aporte de capital de risco para financiar seu projetos.

Estas empresas, na maioria das vezes, já nascem com uma ótima perspectiva financeira e com boas projeções de receita e lucros. Por este motivo, possui uma boa possibilidade de ser comprada precocemente por uma grande empresa, devido ao seu potencial inovador. Tudo dependerá da forma como o empreendedor conduzirá sua empresa e, principalmente, como lidará com as incertezas do mercado.

Hoje em dia, a grande discussão em torno das empresas startups é sobre o modelo escalável de seus projetos e a forma como pretendem atingir os objetivos estabelecidos. Além do fator humano estar explícito como ator inibidor de incertezas e gerador de mudanças nas empresas. Por isso, é muito difícil estabelecer um rótulo fechado sobre o que é ou o que deveria ser uma empresa startup, até porque estamos ainda engatinhando neste assunto no Brasil.

Para você, o que é uma empresa Startup? Quais conceitos a sua definição deve abordar? Participe, deixe seu comentário!
-
PS: Tem uma definição bacana de startup? Conte pra nós, quem sabe não atualizamos o post com sua frase. 

Veja como nossos leitores definem Startup:
“Uma nova empresa que está em busca de investimento com uma ideia inovadora e escalável em mãos, seja de tecnologia ou não.” – @leoreinaux
“São empresas de base tecnológica (mas não somente), as quais surgem com produtos/serviços em busca de um modelo de negócio escalável, mantendo o baixo custo em um ambiente de incertezas. – Kiercio Queiroz
Conheça também o blog Manual da Start Up.

Direito e Gestão Empresarial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Power Hacks nº4, com Ana Carla Fonseca: Economia criativa