Como usar a internet a favor da sua empresa



As redes sociais, como Facebook e Twitter, deixaram de ser só meios de entretenimento e podem ajudar no sucesso do negócio, desde que bem usados


Débora Álvares, de 

Internet

Dreamstime.com
São Paulo - As redes sociais deixaram de ser sinônimo apenas de entretenimento e se tornaram um meio também de atualização e troca de opiniões sobre produtos, serviços e marcas. Essa evolução das formas de interação na web obriga os empreendedores a investir cada vez mais em ferramentas na internet.
Mais que sites institucionais, Facebook, Twitter, Youtube, blogs, entre outros, são os meios do momento e servem de aliados na hora de disseminar um produto, ideia ou serviço. Estudos mostram que empresas que investem em mídias sociais apresentam melhores resultados e receita maior. Isso porque esse tipo de tecnologia permite expandir o mercado e melhorar o relacionamento com os clientes e fornecedores, além de reduzir os custos. Sem contar que as ferramentas são também aliadas nas campanhas de marketing.
Atualmente bastante conhecidos, o desafio desses modelos on-line é escolher qual tem mais a ver com a empresa – ou até mesmo qual combinação daria mais certo. Porém, independentemente da estratégia adotada pela empresa, especialistas alertam para a necessidade de considerar fatores como o público-alvo, o tipo de comunicação e a mídia social adequada. Veja dicas para utilizar as redes sociais em favor do seu negócio.
1. Facebook
O Facebook é uma ótima opção para atrair grande número de pessoas as suas propriedades na internet, seja um site, um e-commerce ou um hotsite. Mas, como usá-lo para promover seu negócio?
Em primeiro lugar, uma página corporativa de sucesso no Facebook não pode ser estática. O uso de recursos multimídia, como fotos e vídeos, ajuda a torná-la mais atrativa.
Além disso, o espaço deve criar oportunidades para que os visitantes interajam com o conteúdo e entre si. Perguntar as preferências dos internautas já é um começo. Outra forma é promover concursos e oferecer prêmios a cada meta alcançada no canal.
Mais do que a interação, é essencial manter o foco na viralização, ou seja, fazer com que as pessoas espalhem seus links. Para isso, o Facebook é uma ótima ferramenta, já que qualquer interação feita por um usuário é publicada no mural dele, aumentando as chances de um amigo clicar no link e recomendá-lo. Para que isso aconteça, no entanto, é preciso oferecer um conteúdo relevante, interessante e dinâmico.
2. Twitter
Pesquisas apontam que cerca de 70% dos usuários da ferramenta seguem perfis corporativos com interesse de acompanhar promoções e descontos. Assim sendo,o twitter é um grande aliado para promover o site da sua empresa, seja por meio da divulgação de links de produtos com preços especiais, ou mesmo ofertas exclusivas. Informações úteis e conteúdo de relevância também ajudam.
Tão importante quanto a publicação, é tentar estabelecer uma comunicação com os seguidores. Empresas que participam e interagem, aproximando-se do público, fazem muito mais sucesso e, consequentemente, recebem mais cliques, recomendações e retweets. O Twitter é um canal de mão dupla e interagir, responder, retuitar outros perfis e aproveitar os assuntos mais comentados são ações que vão fazer a diferença nos números do seu site.
É importante observar e aprender a etiqueta do ambiente. A linguagem do Twitter é específica e demonstrar familiaridade com a ferramenta pode tornar o perfil mais popular.
Um item muito útil para quem deseja ampliar o alcance de suas mensagens são as hashtags – palavras com o símbolo # na frente tornam-se classificadores de assuntos das mensagens, que passam a ser vistas por várias pessoas, mesmo que não sejam seguidoras do seu perfil.
Fique atento também para responder o mais rápido possível a reclamações dos seus clientes.
3. Blogs e sites
Definir o objetivo do site ou blog, o valor a ser investido, o retorno desejado e o público que você deseja atingir são pontos cruciais para o sucesso. Além dessas estratégias, manter um conteúdo relevante atrai mais visitantes para a página.
Investir para que a empresa apareça bem posicionada nos resultados dos buscadores também é importante, pois é nessa hora que seus potenciais clientes estão buscando o produto ou serviço que você oferece. Com as palavras certas, o seu endereço online aparece mais vezes.
Planejando e criando uma estratégia de presença digital adequada e com conteúdo relevante, suas propriedades têm grandes chances de receberem tráfego gratuito. É sempre bom lembrar, também, de utilizar corretamente tags nos vídeos publicados para que eles sejam encontrados facilmente, gerando tráfego.
Outros bons recursos para obter resultados mais rápidos são os anúncios e as histórias patrocinadas, que requerem investimento, mas oferecem um custo/benefício que pode valer a pena.


Direito e Gestão Empresarial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Roteiro para elaboração de contrato de prestação de serviços.