Agir antes da crise


O WalMart fatura U$ 450 bi por ano. É o equivalente ao PIB da Noruega ou do Irã.  Outra cadeia norte americana de supermercados, a Kmart, foi fundada no mesmo ano do WalMart, em 1972. No início dos anos 80 o WalMart foi catapultado, a partir da estratégia de ter grandes lojas em regiões de baixa densidade populacional, para responder à demanda local. O Kmart insistia em ficar apenas nas grandes cidades, onde eles afirmavam ter gente.

O Kmart fechou os olhos para a estratégia do concorrente por mais de 10 anos e aí faliu. Outros varejistas começaram a copiar e saturar o mercado. Como nenhum "truque" dura para sempre, Sam Walton, fundador do Walmart, criou outro jeito de operar, buscando alavancar o tamanho para criar valor na cadeia de suprimentos. Também pediu aos funcionários idéias. Todos sabemos o que aconteceu. Mudou o setor.

Aqui no Brasil, além da bandeira consagrada, a rede controla o Hiper Bom Preço e Maxx Atacado. São 200 milhões de "tickets" por semana e 2,2 minhões de empregados.


Esse é um ótimo exemplo de ação antes da crise.


Há 3 formas básicas de buscar diferenciais de competitivos - liderança em produto, experiência/intimidade com o cliente e liderança operacional (custos). WalMart buscou o último.

Onde focar?

Abra mão das limitações. As vezes somos condicionados a pensar primeiro nas limitações. Pensemos primeiro na oportunidade.

Mostre os pressupostos, verifique a periferia, preste atenção nos concorrentes.

Leve seus pensamentos ao limite. Redefina as dimensões, fazendo algumas coisas diferentes.

Por fim, AJA!!


Direito e Gestão Empresarial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Power Hacks nº4, com Ana Carla Fonseca: Economia criativa