Inovação pela periferia do seu negócio?


Todo mundo pode tomar decisões fáceis de negócio, com valor presente líquido claro. Essa é a razão pela qual o líder deve preservar tempo e recursos para o futuro.

Pode-se inovar em qualquer aspecto de um negócio. Como pensar onde focar a inovação e investir recursos?



Produto, Canal, Cliente e Processo são as grandes áreas de inovação, mas os grandes desafios acontecem na periferia. No geral todo mundo vai pras mesmas feiras, vende para os mesmos setores. Empresas do mesmo setor inovam nas mesmas dimensões dos concorrentes. Aí tem que correr rápido só pra ficar no mesmo lugar. E se escolher alguma(s) dimensão(oes) em que ninguém está prestando atenção? Algumas vezes há dimensões em que ninguém presta atenção, com razões. O importante é saber se estas razões estão corretas. 

Anos atrás, todos concordavam que seria estúpido anunciar remédios para o consumidor final, pela necessidade de ter receitas do remédio dadas pelo médico. Nos anos 90 a Pfizer pede ao FDA (Foods and Drugs Administration Americano, algo similar à nossa Anvisa, só que com alguns séculos à frente) autorização para fazer propaganda direta do Prozac, que chegou a ter 95% de margem. Idem para um remédio para distúrbio gastrointestinal. Isso mudou as bases da concorrência de uma indústria inteira. Se a Pfizer tivesse errado, teriam perdido alguns milhões. Com o sucesso chegaram a um faturamento de U$ 6 bi/ano só com esse remédio.

A essência da gestão é a resolução da incerteza através de um processo racional.

O que significa periferia para o seu negócio?

Direito e Gestão Empresarial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Power Hacks nº4, com Ana Carla Fonseca: Economia criativa