“Não há maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes” (Albert Einstein)

segunda-feira, 29 de abril de 2013

O case da Ikea

Preço, seleção, qualidade, serviço, ambiente físico, design são os destaques dessa enorme cadeia de lojas sueca, foi fundada em 1943 e que conta hoje com 238 lojas em 34 países. Infelizmente não estão no Brasil. Dariam uma surra em muitos genéricos que existem por aqui.

Lojas de baixo custo eram depressivas, com baixa diversidade de produtos, baixa qualidade, sem serviços e design pouco atrativo.

Lojas sofisticadas tinham preço alto, seleção ampla e profunda (vários estilos e variedades), alta qualidade (móveis feitos para durar), tinham serviços (consultorias, entrega, montagem), ótima ambientação nas lojas e móveis muito bem projetados e com customizações.

Ikea tinha preço baixo, seleção média junto com outros produtos, qualidade média já tendo sido ruim, sem serviços, com tudo self service, ambientação maravilhosa e design diferenciado, com estilo. Leva os móveis na hora que compra, quando outros concorrente podem demorar meses para entregar.

Qual o aspecto central da proposta de valor? Preço. Eles deixam isso muito claro. Querem oferecer produtos a preços tão baixo que o máximo de pessoas pode pagar e ainda sobra dinheiro para comprar outras coisas. Os preços são 30% a 50% abaixo da concorrência. (As genéricas do Brasil são assim?)

Muitas competências e habilidades foram desenvolvidas internamente. Destaque para o design e logística (embalagens planas, não querem transportar ar,  e estética que dá um charme próprio). Constantemente eles redesenham, fazem ficar mais plano, com peças menores.

As compras são cada vez mais em escala mundial. Peças de um mesmo item podem vir de países/fornecedores diferentes.

Hoje eles até enviam e montam, mas cobrando taxas. Mas mantém a premissa de "vc faz o seu trabalho e economizamos dinheiro pra vc". Walmart também vende em escala mundial e tem embalagens planas, mas não recria a ambientação das lojas e não tem o design, os produtos são e também parecem baratos.

"Soluções acessíveis pra viver melhor" é o lema da empresa.

Assine nosso canal no Youtube e nosso Twitter.

Direito e Gestão Empresarial

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails
 
Yoomp