O que todas essas personalidades podem ensinar para os empreendedores (Parte 1)


A revista Época Negócios de dezembro/13 traz uma série de rápidas entrevistas com várias personalidades empresariais, acadêmicas e artísticas. Separei algumas passagens que achei mais interessantes e vou compartilhá-las aqui em vários posts. São passagens de grandes empresários sobre economia, empreendedorismo, inovação, liderança, dentre outras searas do mundo corporativo bastante aplicáveis no cotidiano dos empreendedores de pequeno porte.

"È inexorável: o mundo será liderado pela China. Felizmente. Nós temos de agradecer a Deus por isso, porque se a riqueza ficar concentrada num país de 300 milhões de pessoas ao invés de um país com 1,3 bilhão, o mundo vai continuar injusto. O mundo será mais justo quando a riqueza estiver concentrada na China, Índia, Nigéria, onde estão os grandes contingentes populacionais."
Murilo Ferreira – Presidente da Vale

"O problema com a paixão é a ênfase dada a ela. Pessoas bem-sucedidas costumam dizer que chegaram aonde estão porque amam o que fazem. Quem não é bem-sucedido fica com a impressão de que basta então encontrar sua paixão que tudo dará certo. "



"Eu participei de muitos projetos que falharam. Sempre estava empolgado no começo deles e, conforme as coisas iam dando certo, eu ficava ainda mais empolgado. Por outro lado, se eles não funcionavam, perdia a empolgação."

"È o sucesso que cria a paixão e não ao contrário. Quando eu trabalhava na área de concessão de empréstimos de um banco, meu chefe dizia que a última pessoa para quem você quer emprestar dinheiro é aquela apaixonada pelo seu negócio. Ela pode estar nele por razões erradas. Pode ser a paixão que a motiva, em vez de suas capacidades. O melhor é apostar em quem tem um bom plano de negócios e está disposto a fazer o trabalho chato."
Scott Adams – Criador do personagem Dilbert

"Os seres humanos têm um viés natural para ser otimistas em relação a situações que os beneficiam."

"O sistema de livre mercado funciona muito bem para quem é bem informado e inteligente, mas engana a trapaceia muitos outros. Uma grande questão, por exemplo é que muita gente não poupa o suficiente. A publicidade incentiva o gasto já. Mas não há investimento para encorajar as pessoas a poupar. Quem acredita no livre mercado gosta de pensar que todos são racionais e que o governo é estúpido."

Robert Shiller- Professor de Yale (ganhador do premio Nobel de economia)


Gostou? Curta a Fan Page (AQUI), siga o Twitter (AQUI) e assine o nosso canal do Youtube (AQUI).

Direito e Gestão Empresarial

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Power Hacks nº4, com Ana Carla Fonseca: Economia criativa