Power Hacks nº2, com João Paulo Pacífico: Empreendendo com propósito


Amigos, o segundo post da série Power Hacks está no ar!

Hoje o papo é com o João Paulo Pacíficofundador do Grupo Gaia, autor do livro Onda Azul: 5 passos para você formar uma equipe feliz e empreender com sucesso, Top Voice do Linkedin e um dos maiores fomentadores do empreendedorismo consciente e com propósito no país.

João, o que significa empreender com propósito? Dá pra conjugar isso com lucro?


Respondo com uma outra pergunta.  Se sua empresa deixasse de existir hoje o que o mundo perderia?


Empreender com propósito é responder a essa pergunta de forma positiva!  Hoje eu diria que, sim, é possível ter propósito e lucro, mas em um futuro não muito distante será o caminho para as empresas que vão prosperar.


O mundo precisa de ajustes, não é questão de ser bonzinho, mas de ser inteligente.  A busca desenfreada pelo lucro sem propósito conduz a um caos social e ambiental e as pessoas, especialmente a nova geração, já perceberam isso.
O Brasil é um país com inúmeros desafios sociais e, ao mesmo tempo, hiper desigual e com vários problemas estruturais. Por onde um empreendedor social pode começar?


Um negócio para ser bem sucedido tem que resolver uma dor ou trazer um benefício relevante! O empreendedor social deve seguir essa mesma lógica, mas a dor e/ou o benefício devem envolver a base da pirâmide.


Portanto, o primeiro passo é conhecer os desafios para então pensar na solução. Muita gente erra ao trazer uma solução para depois ir atrás do problema.


Como você monta suas equipes? O que você mais observa?


O que temos de mais forte na Gaia são os 10 Valores. Os Valores são basicamente comportamentais, e definem o que é ser um Gaiano.  Contratamos e demitimos pelos Valores.


Sempre dou o exemplo que uma pessoa pode ser o melhor vendedor do mundo, mas se não for gentil (nosso nono valor), não irá permanecer na empresa. Através dos Valores realizamos nosso propósito!


Tecnologia tem lugar na construção de ambientes onde se valoriza a gratidão e a gentileza?


Sim, a tecnologia deve ser olhada como meio, não como fim.


Falando sobre esses dois valores da Gaia: Gratidão e Gentileza, podemos usar o whatsapp para enviar uma mensagem de agradecimento verdadeira ou gravar um vídeo sendo gentil com alguém que está longe.


É muito importante que o mundo real não seja substituído pelo virtual, mas a tecnologia pode aproximar pessoas. Eu uso muito as redes sociais, em especial o LinkedIn, para inspirar e fazer os leitores refletirem e evoluírem.


Agora faça a pergunta que não foi feita e deixe para a reflexão dos leitores do blog.


Quanto tempo você gastou na última semana com atividades que realmente são importantes para a sua vida?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Power Hacks nº4, com Ana Carla Fonseca: Economia criativa