Conheça um pouco do modelo de negócio e estratégia de transformação digital da maior rede de varejo de alimentos de Portugal, a Sonae MC

Na missão da GS1 Brasil/Associação Brasileira de Automação ao Web Summit 2019 visitamos ontem a Sonae MC, maior unidade de negócios da Holding Sonae. A Sonae é uma multinacional composta de vários negócios no varejo de alimentos,, serviços financeiros, tecnologia, shopping centers e telecomunicações, com mais de 50 mil colaboradores e 5,9 bilhões de euros de faturamento em 2018. 
A sua maior unidade de negócios é a Sonae MC, com 30 anos de vida, rede de lojas varejistas, cujo destaque é a rede Continente. É. nº 1 em Portugal em varejo e nutrição alimentar, farmácias e e-commerce alimentar, com receitas de 4 bilhões de euros em 2018.
Sua liderança no varejo alimentar em Portugal se traduz através do modelos do Continente (hipermercados urbanos), Continente Modelo (grandes supermercados), Continente Bom Dia (supermercados de proximidade), Continente Online (plataforma de e-commerce) e do Meu Super (lojas de proximidade franquiadas).

Mas também há outros nichos complementares explorados: a Well's e a Arenal (farmácias, óticas e perfumarias), a Dr. Well's (clínicas de odontologia e estética), o Go Natural (supermercados e restaurantes naturais), a Bagga (cafeterias), a Note! (artigos de papelaria, livros e presentes), a ZU (produtos e serviços para animais de estimação e veterinária) e a Maxmat (materiais de construção e bricolagem).
Os hipermercados e supermercados iniciais nasceram próximos aos centros urbanos e foram envolvidas por eles. Esse é um diferencial competitivo enorme porque não há espaços para concorrentes terem lojas nesses espaços hoje em dia, sendo obrigados a se estabelecer mais longe.
O programa de fidelidade
85% dos lares portugueses tem o cartão Continente (Portugal tem 10 milhões de habitantes e 4 milhões de cartões). O cartão é um caso de sucesso, que acabou trazendo outras empresas a se juntar, como Burger King e redes de combustíveis, dentre outras.
Os benefícios se traduzem em dinheiro para ser usado em compras nos membros, mas, com o cartão, se vê o comportamento de famílias, estilos de vida, nichos, segmentação por lojas a partir dos clientes dessas lojas, nas áreas das empresas participantes. Ele deixa de ser um custo apenas e passa a ter valor estratégico. 
Alguns números e curiosidades
- Quase metade dos produtos alimentícios de Portugal são vendidos com desconto, contra menos da metade disso em Inglaterra e Espanha.
- Os consumidores compram produtos de forma segmentada, de acordo com os descontos que cada loja dá.
- 30% dos produtos vendidos são de marca própria e são exportados para mais de 30 países. No Brasil são 6%.
- As vendas on-line não são estratégicas para não canibalizar a venda em lojas. Mas já representa 70% do market share no país e cresce 20% ao ano.
- Na Sonae Retail School 700 trainers certificados já deram 1 milhão de horas de treinamento.
Transformação digital
A transformação digital na Sonae MC é abordada a partir dos seguintes blocos:
⁃ Eficiência em processos, com IoT, machine learning.
⁃ Customer experience, a partir da mudança de expectativas gerais do usuário, que passa a alcançar coisas e informações com poucos cliques
⁃ Uso de métodos ágeis - estruturando o caminho para autonomia de experimentação das equipes multi skills. O aplicativo do cartão já conta com um squad com ótimos resultados que poderão induzir esse processo mais rapidamente.
Tendências
Algumas tendências em materialização no dia a dia da rede são:
- Self Scaning
- Self check out,
- Delivery,
- Click and colect,
- Compras terceirizadas.
Apesar dessas fortes mudanças que poderão se consolidar, é impensável perder o contato físico com o cliente. Ele não pode se afastar da loja. Isso é princípio inegociável.
Em termos de inovação aberta, se aliam eventualmente com instituições de P&D, startups, clientes. Já se desenvolveu uma rede de dezenas de atores com que se trabalha eventualmente.
Testes com novos produtos, gestão de doação de produtos não vendidos, substituição de leite em produtos, são alguns dos exemplos de contribuições de startups.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O auxílio doença e o Empreendedor Individual/MEI

Planilhas gratuitas para auxiliar uma boa gestão financeira

Como tirar sua empresa do vermelho…